A REDE  NANOTECNOLOGIA  PESQUISA  PRODUTOS  SERVIÇOS  LABS  PARCERIAS  CONTATOS

Nanotecnologia na
Saúde Humana

O desenvolvimento da nanotecnologia produziu um forte impacto na medicina, odontologia e no mercado de produtos para a saúde. Novas ferramentas e soluções para o diagnóstico e o tratamento de doenças degenerativas, tumores, traumas foram disponibilizadas para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir os custos dos sistemas de saúde, público e privado.

O que são Nanoprodutos?

São estruturas ou partículas, naturais ou sintéticos, com uma ou mais dimensões menores que 100 nanômetros (1nm= 10-9 metros).

As nanoestruturas são produzidas em diferentes formatos, dependendo do seu uso clínico: Nanopatículas , Nanofibras, nanotubos, Nanofios, Nanofilmes, Nanoclusters, entre outras.

Vantagens clínicas do uso de Nanoprodutos:

Devido ao reduzido tamanho das partículas, os nanoprodutos possuem grande mobilidade em artérias e em pequenos vasos sanguíneos, com baixo risco de serem imobilizados em órgãos. Eles são capazes de penetrar no interior das células e nos núcleos celulares tornando-se, assim, veículos eficientes para a carregar e liberar drogas, proteínas e genes, em tecidos e órgãos atingidos por doenças degenerativas, traumas, tumores e processos infecciosos.

O uso da nanotecnologia e da nanociência na saúde foi tão forte a nível mundial que levou a criação de uma nova área na médica: a Nanomedicina.

1. Nanopartículas e nanodispositivos são usadas como carreadores de drogas para tratamento de  tumores em quase todos os órgãos do corpo Humano.

2. Implantes e enxertos nanoestruturados são associados a proteínas, genes e células tronco para regenerar tecidos danificados por traumas e doenças degenerativas.

3. Nanodispositivos são adaptados para atuar como agentes imageadores de células e tecidos e para o diagnóstico de doenças.

Vamos 
conversar?

contato@redenano.com.br