O Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular
Anteriormente denominado Laboratório de Membranas Excitáveis, foi criado em 1985. Inicialmente, o Laboratório se dedicou ao estudo de canais iônicos, com especial ênfase nas junções comunicantes, e, ao longo dos anos, expandiu suas áreas de interesse. Atualmente o Laboratório se dedica ao estudo de células-tronco em diversos modelos que incluem: a modelagem de doenças cardíacas usando células de pluripotência induzida humanas (iPS); o efeito terapêutico das células-tronco pluri e multipotentes em doenças cardíacas e hepáticas usando modelos animais e o processo de envelhecimento.
Linha de pesquisa
Células-tronco embrionárias.
Células-tronco de pluripotência induzida
Células estromais mesenquimais.
Terapias celulares para doenças cardíacas
Terapias celulares para doenças hepáticas
Bioengenharia de órgãos e tecidos
Modelagem de doenças
MicroRNAs no diagnóstico e terapêutica de doenças cardíacas.
Envelhecimento
- Principais técnicas/metodologias utilizadas
Cultivo celular, citometria de fluxo, ELISA, PCR, RT-PCR, microarranjos de ácidos nucleicos, edição de genomas, sequenciamento de nova geração (NGS), eletrofisiologia, imageamento de animais (ultrassonografia, bioluminescência), proteômica e metabolômica.
- Modelo/Organismo de estudo
Infarto do Miocárdio, Doença de Chagas, Envelhecimento, Parabiose iso e heterocrônica, Doenças cardíacas de origem genética (PRKAG2 e canalopatias) e Cardiomiopatia Induzida por Quimioterápicos, Cirrose Hepática, Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, Hepatectomia/ camundongos e ratos.
Sala de cultura de células de origem animal
Sala equipada com cabine de segurança biológica A2 que permite o trabalho de dois pesquisadores simultaneamente. Conta com microscópio invertido e estufas para cultivo celular em condições de normóxia e hipóxia.
Sala de cultura de células de origem humana em ambiente micoplasma-free utilizada para geração e cultivo de células iPS paciente-específicas e para experimentos de edição gênica por CRISPR-Cas9. Sala de cultura equipada com cabines de segurança biológica A2 individualizadas onde o pesquisador conta com o suporte de microsocópio invertido com sistema de captura de imagens de alta resolução e visualização das culturas celulares em monitor de 18,5”. Os experimentos de edição gênica por CRISPR-Cas9 são realizados com o auxílio de equipamento para eletroporação/ nucleofecção. Ainda nesta sala é realizado o acompanhamento do perfil eletrofisiológico de culturas de cardiomiócitos de forma estéril durante dias seguidos com o equipamento Multieletrode Array.
Estrutura de Biologia Molecular
Nosso laboratório conta com vasta estrutura de biologia molecular compreendendo equipamentos de PCR em tempo real (RT-qPCR), termocicladores, equipamento de microarranjo de RNA, sequenciadores de próxima geração, além de sistema de automatizado que permite o isolamento single cell por microfluídica permitindo a análise genômica e transcriptômica de uma única célula.
Chefe do Laboratório: Antônio Carlos Campos de Carvalho