A REDE  NANOTECNOLOGIA  PESQUISA  PRODUTOS  SERVIÇOS  LABS  PARCERIAS  CONTATOS

RESPONSÁVEL: Alexandre Malta Rossi

PLATAFORMA LATTES: http://lattes.cnpq.br/0561802115181270

Pesquisa

O Laboratório de Biomateriais do CBPF foi criado em 1998 para projetar e desenvolver materiais biocompativeis para uso na saúde humana, com ênfase na inovação e na transferência de tecnologia para o setor produtivo e hospitalar. Com uma sólida experiência em pesquisa, o Laboratório oferece consultoria para o desenvolvimento e processamento de biomateriais para diferentes aplicações clínicas, odontológicas e ortopédicas. Contamos com ampla infra-estrutura experimental para a síntese, processamento e caracterização química e estrutural de biomateriais, além de um laboratório de cultura celular para avaliações toxicolológica e microbiológica. Desenvolvemos implantes e enxertos para a regeneração e substituição óssea a partir de compósitos de fosfatos de cálcio e polímeros nanoestruturados e bioreabsorvíveis, na forma de grânulos, microesferas, matrizes 3D complexas, micro e nanoporosas. Membranas bioreabsorvíveis são projetadas para regeneração tecidual guiadas. Compósitos nanoestruturados contendo fatores de crescimento e f;ármacos são projetados para otimizar a regeneração óssea e o tratamento de processos infecciosos. Filmes finos cerâmicos biocompatíveis são produzidos para revestir implantes metálicos.

Equipe do Laboratório

PESQUISADORES

Elena Mavropoulos
elena@cbpf.br

Joice terra
joice@cbpf.b

MESTRANDO
Sheila Monteiro Augusto
sheilamonteiroaugusto@gmail.com

PÓS-DOUTORANDOS
Andrea Machado Costa
andreamachcosta@gmail.com

Melissa Leitão
melgga@gmail.com

Ruben Soria
rubensoriamartinez9@gmail.com

TÉCNICOS
Fernanda Lima Quintão
quintao.fernandalima@hotmail.com

Francisco Assis
francisco.picefeteq@gmail.com

Luis Morgado Alves
morgadoalves@gmail.com

Infra-estrutura

  • O Laboratório de Síntese e Processamento: Conta com infraestrutura para síntese e processamento de biomateriais em ambiente com pressão positiva para minimizar efeitos de contaminação. O laboratório dispõe de reatores para sínteses simultâneas com capacidade de produzir de 3 quilos/mês de biocerâmicas e fosfatos de cálcio nanoestruturados. O ciclo da síntese e processamento dos biomaterias segue o fluxo característico de produção segundo as Boas Práticas de Fabricação. Os materiais cerâmicos são sinterizados em uma sala de fornos contendo muflas e fornos tubulares com rampas programáveis até 1400 °C, em vácuo ou sob fluxo de gases.
    Coordenador: Alexandre Malta Rossi

  • Laboratório de Caracterização Físico-Química: Para as análises estruturais e de superfície conta-se com espectrômetro de absorção atômica com chama e forno de grafite, um espectrômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier, contendo acessório para microscopia por FTIR com resolução de 5 μm, equipamentos para medidas de tamanho de partículas por espalhamento dinâmico de luz e espalhamento estático por laser; potencial zeta, espectrofotometro de UV-visivel e análise térmica. Além disto, contamos com equipamentos disponíveis no CBPF tais como difratômetros de raios-X, e microscópios eletrônicos de varredura e transmissão.
    Coordenador: Alexandre Malta Rossi

  • Laboratório de Cultura Celular e Nanotoxicidade:  Estudos, in vitro, de citoxicidade e nanotoxicidade de biomateriais e nanopartículas: capela de fluxo laminar para cultura de células, centrífugas, incubadoras de CO2, freezer (-20ºC e -80ºC), geladeiras, balanças, banhos termostatizados, autoclave, microscópio invertido, microscópio de Fluorescência, metalizador, sistema de ponto crítico, sistema de captura de imagem, computadores, tanques de nitrogênio liquido, leitor de microplascas, vidrarias e reagents.
    Coordenador:  Elena Mavropoulos

  • Laboratório de Ensaios Microbiológicos: O laboratório é equipado para realizar testes microbiológicos em amostras de biomateriais e avaliações da atividade de biomateriais associados à antimicrobianos antibióticos. Capela de fluxo laminar, estufa microbiológica, centrífugas, pHmetro, autoclave vertical, estufa microbiológica, vidrarias e reagentes.
    Coordenador: Elena Mavropoulos

Vamos 
conversar?

contato@redenano.com.br